top of page
Buscar
  • Foto do escritorJongo Branding

LINHA BELLA PERFORMANCE – SOLUÇÃO COMPLETA DE DESEMPENHO

Atualizado: 25 de mar. de 2022


A norma de desempenho, ABNT NBR 15575, incentivou vários agentes do setor da construção de edifícios para o desenvolvimento de soluções inovadoras, que busquem o atendimento dos diversos requisitos das vedações, como por exemplo, os de habitabilidade (térmico e acústico). Um dos agentes do setor, o fabricante de blocos de alvenaria, tomou frente nessa busca, desenvolvendo produtos que, além de atender às normas prescritivas relavas ao produto em si (resistência, absorção de umidade e regularidade dimensional), também contribuem para o desempenho das vedações, compostas ainda pelas juntas de assentamento, revestimentos e esquadrias.

Muitas soluções do mercado, quando não consideradas de maneira sistêmica, podem resolver o atendimento de um requisito isolado de desempenho, mas impactar negativamente na produção e até nas diversas etapas da obra, gerando maiores prazos, custos e maior utilização de materiais e componentes.

É nesse aspecto que se percebe o grande investimento da cadeia de fabricantes de blocos de alvenaria. O principal objetivo é a busca de um produto que além de atender às normas prescritivas, contribua efetivamente para vedação, sem prejuízo na produção.

Nesse contexto, destaca-se a linha Bella Performance da Cerâmica Barrobello (figura 1). O bloco desenvolvido com o intuito de atender ao requisito de acústica da vedação, sem nenhum cuidado adicional no assentamento, e com revestimentos tradicionais do mercado, como argamassa, gesso ou placa cerâmica, mantém as características principais do bloco cerâmico: leveza e baixa condutividade térmica, quando comparado a outros materiais de alvenaria.


Figura 1 – Bloco cerâmico linha Bella Performance 14x19x39cm

O assentamento de placas cerâmicas também pode ser realizado diretamente sobre a base. Do ponto de visita de aderência, o bloco tem a rugosidade e a capacidade de absorção necessárias para a fixação com argamassas colantes ou compostos poliméricos, desde que respeitados os requisitos de aderência e flexibilidade dessa camada de ligação e as exigências de execução, como dupla colagem, uso correto da desempenadeira e a forma de assentamento.


Figura 2 – Assentamento de placa cerâmica direto sobre alvenaria

Finalizando, a linha Bella Performance é uma excelente alternava para contribuir para o desempenho da vedação, pois tem as seguintes vantagens potenciais:

É leve, da ordem de 6,3kg por peça; Mantém as dimensões dos blocos modulares normalizados; Atende aos requisitos da norma prescritiva do produto (resistência mecânica, absorção de umidade e regularidade dimensional), bem como as exigências do PSQ; É leve, da ordem de 6,3kg por peça; Baixa condutividade térmica quando comparado a outros materiais de alvenaria; Atende aos requisitos de vedação acústica até para paredes de geminação onde haja dormitório (DnT,w=45dB), quando assentado com argamassa (juntas verticais e horizontais) e revestimento de gesso em ambas as faces (5mm); Permite o assentamento de emboço e gesso diretamente sobre a base (valores superiores a 0,3MPa); Permite o assentamento de placa cerâmica diretamente sobre a base (valores superiores a 0,3MPa).

O desempenho da vedação é de responsabilidade do projetista. Todas essas vantagens potenciais devem ser avaliadas para cada empreendimento, por profissional competente e especificada adequadamente em projeto, com a participação do departamento técnico da Cerâmica Barrobello. A solução de assentamento direto sobre a base de qualquer tipo de revestimento depende dos materiais aplicados e do procedimento de execução.

Leia e assista mais em:

BRITEZ, A.A.; BRITEZ, V.P.G. Considerações sobre aditivação de argamassas colantes com resina acrílica. GP&D – Grupo de Pesquisa & Desenvolvimento Consultoria e Projetos. São Paulo, 30/01/2019. Disponível em: < https://gped.eng.br/consideracoes-sobre-adivacaodeargamassas-colantes-com-resina-acrilica-alexande-britez-2018.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2019.

BRITEZ, A.A. Contribuição do Bloco Cerâmico para o desempenho acústico da vedação. GP&D – Grupo de Pesquisa & Desenvolvimento Consultoria e Projetos. São Paulo, 14/04/2020. Disponível em: < https://www.gped.eng.br/biblioteca.php>. Acesso em: 14 jun. 2020.

SERNAGLIA, R.G. Discussão sobre a necessidade de chapisco para aplicação de revestimento interno de argamassa sobre alvenaria de bloco concreto e cerâmico. Trabalho de Monografia (Especialização Tecnologia e Gestão da produção de Edifícios).Escola Politécnica da USP (PoliIntegra). São Paulo, 2015. <https://www.youtube.com/watch?v=YzKIzd96PG0 >

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page